Libertado o jornalista que atirou os sapatos em Bush


 

Após 09 meses preso pelas autoridaes iraquianas, depois de ter atirado os sapatos em Bush, Muntazer Al Zaidi, foi posto em liberdade.


Em dezembro de 2008, durante visita oficial de Bush ao Iraque, Al Zaidi jogou os sapatos contra o então presidente norte-americano George W.Bush. Na ocasião, ao arremessar o calçado, o jornalista ainda disse: "Este é o beijo de despedido, seu cão".

 

Muitos não sabem, mas de acordo com as leis iraquianas, jogar os sapatos e chamar alguém de “cão” são ofensas severamente condenáveis. Após este incidente, o jornalista foi sentenciado a três anos de prisão, mas teve sua pena reduzida a um ano de detenção, porém Al Zaidi cumpriu somente 09 meses e foi libertado por bom comportamento. 

sapatadabushe

Em conferência após sair da prisão, denunciou ter sido torturado e manifestou-se receoso de que os serviços norte-americanos atentem contra sua vida.


Uma multidão se formou para recebê-lo à sede de canal de TV Al Bagdalia. Munzaer apareceu envolto em uma bandeira do Iraque anterior à invasão e ocupação. Revelou que não ia dormir até se certificar que se encontrava bem. “Tortutavam-me com choques elétricos e batiam-me com barras de ferro…” disse.


Explicou que os maus-tratos começaram logo depois de ele ter sido preso em uma sala de coferências de imprensa, onde estavam Al Maliki e Bush, a quem acrescentou, que os jornalistas estavam proibidos de fazer perguntas(por que será??).

1 Protestos | comente!:

Anônimo disse...

esse cara e gente boa!hehehe
http://wo-hoo.blogspot.com/

Postar um comentário

Escreva abaixo seu comentário sobre o post.

Caso não seja usuário Blogger, na caixa "Comentar como" selecione Nome/URL(caso não tenha site/blog não é necessário preencher o campo URL)